Brasil vai sediar o "Korea Drama Festival" pela 1° vez em 2026
- Suzana Silva
- 22 de out. de 2025
- 2 min de leitura

O público brasileiro tem consumido cada vez mais produções asiáticas, especialmente as sul-coreanas, o que tem impulsionado a realização de fan meetings, shows e diversos eventos culturais pelo país. Como resultado desse crescente interesse, o Korea Drama Festival, primeiro festival da Coreia do Sul dedicado a dramas de TV, fará sua estreia internacional em São Paulo em 2026.
O anúncio foi feito após a visita da Delegação de Intercâmbio Cultural Internacional de São Paulo ao Festival de Teatro Coreano deste ano, realizado em Jinju, na província de Gyeongsang do Sul, no início de outubro.
Segundo o Comitê Organizador do Festival de Teatro Coreano, a expansão tem como objetivo promover uma colaboração cultural mais profunda e fortalecer o intercâmbio de conteúdo entre a Coreia do sul e o Brasil. O festival sediado em Jinju foi criado em 2006.
O vereador da cidade de São Paulo, Marcio Kenji Ito, que esteve entre os 13 membros da delegação presentes no evento em Jinju, destacou em comunicado à imprensa: “O Korea Drama Awards que presenciei em primeira mão em Jinju foi mais do que apenas uma cerimônia de premiação, foi um evento que exibiu a profundidade cultural e o poder industrial da Onda Coreana”.
Ele acrescentou: “Esperamos realizar um festival semelhante no Brasil para compartilhar as histórias e emoções dos K-dramas com o público local”. Ito também afirmou que “o intercâmbio cultural e a cooperação política entre a Coreia e o Brasil são altamente significativos, e sediar o primeiro Korea Drama Awards em São Paulo servirá como um ponto de partida simbólico para esse relacionamento”.
O 18º Festival de Drama da Coreia aconteceu de 10 a 19 de outubro, no Gyeongnam Culture & Arts Center e em diversos locais ao longo do Rio Nam.
O destaque deste ano foi o 16º Korea Drama Awards, que celebrou a excelência de 92 séries lançadas no último ano em redes terrestres, canais a cabo, plataformas de programação geral e serviços de streaming.
As premiações incluíram seis categorias votadas pelos fãs e sete prêmios principais, com o Grande Prêmio sendo concedido ao ator Ahn Jae-wook, por "For Eagle Brothers". Os prêmios de Melhor Ator e Melhor Atriz foram para Yook Sung-jae, por "The Haunted Palace", e Park Bo-young, por "Our Unwritten Seoul", respectivamente. Já "Our Movie", da SBS, recebeu o prêmio de Melhor Série.
Além das premiações, o festival apresentou uma série de atividades culturais e vivenciais, incluindo exposições sobre a história do drama coreano e mostras de arte inspiradas nos dramas mais comentados do ano.
Fonte: The Korea Herald













O Brasil sendo reconhecido finalmente