K-pop em 2026: supergrupos retornam e novos nomes ganham força
- Suzana Silva
- 29 de dez. de 2025
- 3 min de leitura

2026 promete ser um ano marcante para o K-pop, com alguns dos maiores nomes da indústria — de diferentes gerações — planejando retornos em grupo altamente aguardados, após anos dedicados a projetos solo.
Com a volta de grupos superstars como BTS, Blackpink, Big Bang e Exo, a expectativa é que artistas novatos de grande potencial, que estrearam no final de 2025, assim como aqueles que buscam entrar oficialmente no cenário do K-pop, ganhem ainda mais destaque em 2026, impulsionando o interesse dos fãs e a atividade comercial do setor.
Grupos icônicos retornam
O grupo masculino de segunda geração Big Bang tem apresentação confirmada no Coachella Valley Music and Arts Festival, na Califórnia, em abril de 2026, com os três integrantes — G-Dragon, Taeyang e Daesung. Esta será a primeira grande atividade do grupo desde o lançamento do single “Still Life”, em 2022, e desde que dividiram o palco no recente show de encerramento da turnê solo de G-Dragon, “Übermensch”, em 14 de dezembro.
Embora ainda não tenha sido anunciado um novo lançamento musical para o próximo ano, G-Dragon afirmou durante seu show solo que o grupo está preparando 2026 como uma “cerimônia de amadurecimento”, sugerindo a possibilidade de uma apresentação do Big Bang além do Coachella.
Após o cumprimento do serviço militar obrigatório, o BTS lançará um novo álbum e dará início a uma grande turnê mundial na primavera de 2026. Este será o primeiro retorno do grupo desde o álbum “Proof”, lançado em 2022.
Durante uma transmissão ao vivo recente na plataforma Weverse, o grupo provocou os fãs ao declarar: “Que 2026 seja o ano do BTS. Algo grandioso está por vir. A gravação foi finalizada há meses e estamos revisando o material desde então.”
O Blackpink também se encontra na fase final de produção de um novo álbum completo, com lançamento previsto para o primeiro semestre de 2026. Este será o primeiro álbum do grupo desde “Born Pink”, de 2022, e do single “Jump”, lançado em julho de 2025.
Nos últimos anos, cada integrante concentrou-se em atividades solo, alcançando grande sucesso individual. A música solo de Rosé, “APT.”, foi indicada a três categorias do Grammy — música do ano, gravação do ano e melhor performance pop de duo/grupo — marcando a primeira vez que uma artista feminina de K-pop recebeu uma indicação ao prêmio e a primeira vez que um artista de K-pop foi pré-selecionado em uma categoria principal.
De olho nos retornos e nos novos nomes
O grupo masculino Exo também está programado para retornar com seu oitavo EP, “Reverxe”, com lançamento marcado para 19 de janeiro. Seis integrantes, incluindo o membro chinês Lay, participarão do que será o primeiro lançamento do grupo em dois anos.
A apresentação do Exo no Melon Music Awards 2025, em 20 de dezembro, gerou grande repercussão online na Coreia do Sul, já que marcou a primeira vez que o grupo subiu ao palco da premiação em oito anos. O momento aumentou ainda mais a expectativa dos fãs para o retorno.
“Vamos fazer de 2026 o ano do Exo”, declarou o grupo durante um evento recente com fãs.
Atenção aos novatos promissores e às grandes estreias
Embora os artistas consagrados dominem as atenções, o foco também se volta para os grupos estreantes de 2025, muitos dos quais entrarão em seu segundo ano com bases de fãs mais consolidadas e ambições globais.
Grupos como Cortis, Allday Project, Hearts2Hearts e KiiiKiii realizaram estreias de grande destaque em 2025, refletidas em suas conquistas nas cerimônias de fim de ano e no desempenho nas paradas musicais.
Outra estreia bastante aguardada é a do Alpha Drive One, grupo masculino formado pelos vencedores do programa de audições da Mnet, “Boys II Planet”. Com todos os membros já contando com bases de fãs sólidas e com o single de pré-estreia “Formula” gerando grande expectativa mundial, a atenção está voltada para a estreia oficial do grupo, marcada para 12 de janeiro.
Com o apoio de Lee Soo-man, fundador da SM Entertainment, outra estreia importante está prevista para o próximo ano. Em novembro de 2025, Lee anunciou planos para lançar um novo grupo masculino sob o selo da A2O Entertainment na Coreia, marcando seu retorno à indústria três anos após sua saída da SM
Fonte: The Korea Herald

















Comentários